Notícias

Interna

DEFENSORIA PÚBLICA DE PE INAUGURA NOVO PRÉDIO VINCULADO À SUBDEFENSORIA DAS CAUSAS COLETIVAS

Na manhã desta quarta-feira (17), a Defensoria Pública de Pernambuco inaugurou o seu novo prédio de atendimento vinculado à Subdefensoria das Causas Coletivas, na Avenida Conde da Boa Vista 1450. 

As novas instalações dispõem de uma estrutura voltada às atribuições específicas que compõem a seara de atuação das demandas de cunho coletivo. 

Ao todo, cinco Núcleos Temáticos integram a Subdefensoria das Causas Coletivas, foram instalados no novo local, o de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos (NUDPDH), coordenado pelo Defensor Público Henrique da Fonte; o Núcleo de Terras Habitação e Moradia (NUTHAM), coordenado pelo Defensor Público José Fernando Debli; o Nucleo da Saúde Coletiva (NUDESC), coordenado pela Defensora Pública Carolina Khouri, o Núcleo do Consumidor (NUDECON), coordenado pelo Defensor Público João Accioly, e o Núcleo da Fazenda Pública (NUFAZ), coordenado também pelo Defensor Público José Fernando Debli. 

O evento contou com a presença dos Defensores Públicos-Gerais dos demais Estados da Federação, membros do Colégio Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais, o CONDEGE. 

Compareceram, ainda, a Defensora Pública-Geral do Estado do Tocantins e Presidente do CONDEGE, Estellamaris Postal, o Secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco Pedro Eurico, o Secretário Executivo de Segurança Cidadã do Recife Paulo Morais, a Subprocuradora para assuntos institucionais do Ministério Público Zuleide Cerqueira, a Codeputada do Juntas Robeyoncé Lima e o Diretor Jurídico Tarciano Florentino, representando o Secretário André Longo. 

Em nome da Instituição, estiveram presentes o Defensor Público-Geral José Fabrício Silva de Lima, o Subdefensor Público-Geral Henrique Seixas, o Subdefensor das Causas Coletivas Rafael Alcoforado, o Subdefensor Cível e Criminal da Região Metropolitana José Wilker Neves, a Subdefensora Cível da Capital Jeovana Colaço, a Coordenadora do NUDESC Carolina Khouri,  o Coordenador do NUFAZ e NUTHAM José Fernando Debli, o Coordenador do NUDECON João Acioly, o Coordenador do NUDPDH Henrique da Fonte, a Subdefensora de Recursos Ana Cristina Silva, o Coordenador de Gestão Joaquim Fernandes e o Coordenador do Núcleo de Conciliação Manoel Jerónimo. 

Além dos Defensores Rodolfo Tomaz, João Duque, Chefe de Gabinete da DPPE, bem como as Defensoras Públicas Tatiana Chacon, Isabel Paixão, Roberta Pitanga, Fátima Meira, Manuela Silveira, Vice-Corregedora da DPPE, Lúcia Helena Galvão, Elisabete Aguiar, Luana Melo e Renata Gambarra.

Segundo o Defensor Público-Geral, José Fabrício, “Vamos empoderar os nossos usuários; dando-lhes condições de que por meio do diálogo possam encontrar melhores condições para os seus conflitos. Devemos, ainda, atuar na formulação de políticas públicas nas mais diversas áreas que tenham como objetivo encaminhar soluções que atendam aos interesses da coletividade.”

Para Henrique Seixas, “Essa entrega só é possível porque todas as Defensoras e Defensores Públicos do Estado de Pernambuco, em conjunto com colaboradores e estagiarios, estão exercendo uma atividade de excelência para populção. Isso vem sendo reconhecido por todas as instituições; demonstra a força que a Defensoria Pública tem.”

A Presidente do CONDEGE, Estellamaris Postal afirmou que “Tenho certeza que esse espaço vai agregar em trazer muito conforto para pessoas vulneráveis que precisam dos serviços da Defensoria. As ações coletivas vão muito além das nossas atividades do dia a dia, pois são ações do interesse público.

 

Pedro Eurico enfatizou a essencialidade da Defensoria Pública. 

“Vocês são um exemplo da defesa dos direitos daqueles hipossuficientes. Os direitos dos pobres, dos miseráveis, de quem não teve chance na vida, nem voz nem vez. A gente tem que lutar para fazer com que as mudanças, efetivamente, aconteçam. Nunca o Brasil precisou tanto de todos nós, principalmente da Defensoria Pública. Viva à vida, viva à Defensoria.”

Rafael Alcoforado destacou a possibilidade de ampliar os serviços prestados pela Defensoria.

“Com a entrega desse prédio, a gente espera não só dar continuidade a esses serviços que já está sendo prestado, como também melhorá-lo, tudo isso para a população mais necessidade do nosso estado,” concluiu.

Galeria de Fotos