Notícias

Interna

DEFENSORIA PÚBLICA SE DEDICA À IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE VOTO FREEWARE

A Defensoria Pública de Pernambuco aderiu ao sistema de votação eletrônica Helios Voting, que tem sido utilizado pela gestão para aprimorar o sistema de voto da Instituição. A chegada do software possibilitou a realização da eleição virtual para o Conselho Superior. O sistema permitiu que os Defensores Públicos de todo o estado só precisassem de um dispositivo com acesso à internet para escolher os indicados para compor o Conselho. A iniciativa foi bem avaliada pelos Defensores que, neste momento de pandemia, puderam participar da eleição sem qualquer transtorno. 

O Defensor Público-Geral José Fabrício defende que tecnologias como essa fortalecem a democracia dentro da Instituição. "A Defensoria não é diferente da sociedade, é uma microssociedade. Trouxemos para dentro da Instituição uma ferramenta confiável que possibilitou a democracia interna”, ressalta. “O novo sistema viabilizou uma eleição em âmbito estadual sem nenhum tipo de intercorrência e com segurança”.

A preocupação com a segurança da eleição e a transparência do processo de votação foi essencial na implantação do software. "Entendemos que era importante buscar uma ferramenta que fosse confiável e, ao mesmo tempo, passível de auditoria", explica o analista de Tecnologia da Informação da Defensoria Pública, Maciel Mascarello. Segundo ele, esse foi mais um dos desafios da equipe do setor de TI da Instituição. "Em maio do ano passado, a Defensoria Pública precisava formar sua lista tríplice para apreciação do Governador do Estado na escolha do Defensor Público-Geral e esse processo sempre se dava pelo voto secreto, porém físico. Mais uma vez os cinco membros do setor de TI tinham um desafio pela frente que foi vencido com a implementação do sistema Hélios, que garantiu uma votação secreta e válida. Foi a primeira vez que a Defensoria Pública usou tal tecnologia e foi tão positivo e proveitoso que repetiu a dose meses depois para escolha dos novos membros do Conselho Superior. Consideramos pouco provável que o uso desta plataforma retroalimente a economia e a rapidez com que entrega seus resultados", acrescenta. 

Galeria de Fotos