Notícias

Interna

POSSE DE CINCO NOVOS DEFENSORES PÚBLICOS FORTALECE O ATENDIMENTO NO INTERIOR DO ESTADO

Cinco novos Defensores Públicos do Estado de Pernambuco tomaram posse, nesta segunda-feira (09/12). A solenidade ocorreu no auditório da Central de Atendimento Cível do Recife, localizada no bairro da Boa Vista. Os novos profissionais se somam aos 10 que iniciaram as atividades em outubro passado para reforçar os atendimentos da Instituição no interior.

A abertura do evento ficou por conta da apresentação do Grupo Defensores Mirins, do Instituto Alcance. Os meninos e meninas do projeto cantaram o hino de Pernambuco e recitaram trechos dos direitos garantidos a crianças e adolescentes.

Durante o pronunciamento de boas-vindas, o Defensor Público-Geral José Fabrício falou da felicidade de poder empossar mais uma vez novos Defensores Públicos e que este ato tem um grande significado para a consolidação da Defensoria Pública. Ele destacou também que a noção de acesso à Justiça ultrapassa o litígio judicial, exigindo que a Instituição se reinvente de forma criativa na área de educação para direitos, na mediação e na resolução extrajudicial dos conflitos. "Uma Defensoria Pública que não teme ir às favelas dialogar com a população, que busque, judicial ou extrajudicialmente, os direitos sociais previstos na Constituição, que combate o racismo, a intolerância e a perseguição a grupos vulneráveis, disse o Defensor Geral.  E acrescentou: "Esse é o sonho que nos move, que nos faz construir um projeto coletivo de Defensoria Pública, que nos encoraja a atuar, diariamente, em cada atendimento, processo, audiência ou julgamento. Sonho que nos transforma e nos fortalece para ver essa apaixonante Instituição crescer a cada dia".

Representando os novos Defensores empossados, a Defensora Mariana Mendonça Galvão de Carvalho Aguiar Pontual afirmou em seu discurso quão imensa é a responsabilidade de integrar o corpo funcional da Instituição. "Assumimos o compromisso de defender o interesse de minorias vulneráveis silenciadas pela pobreza, pela violência, pela desigualdade social. Que estejamos atentos a ouvir todos os assistidos e que tenhamos sempre a sensibilidade de identificar em cada nome, cada rosto e conferir a voz ativa a cada um deles", pontou Mariana.

Além do Defensor Geral, também participaram da mesa de honra o Subdefensor Geral Henrique Seixas, o Coordenador de Gestão Joaquim Fernandes, a Corregedora Auxiliar Fátima Meira, o Subdefensor de Causas Coletivas Rafael Alcoforado, a Subdefensora Cível da Capital Jeovana Drummond, o Subdefensor da Região Metropolitana Wilker Neves, a Assessora Especial de Gabinete Cristiana Magalhães, o representante da Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Pernambuco Wilton Carvalho, e o Chefe da Defensoria Pública da União no Recife, Pedro Almeida.

 

Redação: Pedro Cunha

Fotos: @jhpaparazzo

Assessoria de Comunicação

 

Galeria de Fotos