Notícias

Interna

DEFENSORIA EM EVENTO PROMOVIDO COMISSÃO DE DEFESA DA MULHER DA ALEPE

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Pernambuco se reuniu, nesta quinta (14/03), em um Grande Expediente Especial para homenagear e fortalecer as bandeiras de luta da mulher. A Defensoria Pública do Estado foi representada pela Defensora Pública Virginia Célia Saraiva Gonçalves Moury Fernandes, do Núcleo Especializado na Defesa da Mulher.  Com a participação de lideranças políticas e movimentos sociais, o evento “Março de Luta: um ano do assassinato de Marielle Franco” integrou o mês dedicado à defesa dos direitos da mulher. A reunião aconteceu no Auditório Senador Sérgio Guerra, na Alepe.

 

Durante o ato desta quinta, a presidente da comissão da Alepe, Deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB), afirmou que Marielle foi morta por representar, em um espaço de poder, os setores mais excluídos da sociedade – além de mulher, era negra, lésbica e favelada. No atentado, a vereadora e o motorista Anderson Gomes foram assassinados a tiros no Estácio, Região Central do Rio. Na última terça (12), dois suspeitos foram presos, acusados de envolvimento no crime.

 

Segundo a Deputada, Dia 8 de março representa o dia de todas as mulheres. “Nossa luta contra feminicídio, desigualdade, preconceito e intolerância não vai parar. E não adianta só discurso. Precisamos aprender a ocupar os nossos espaços de poder e decisão. Isso incomoda”, disse a deputada, que reforçou a importância do trabalho preventivo para evitar a violência contra esse segmento da população”, frisou.

 

Primeira mulher a ocupar a 1ª Vice-Presidência da Alepe, Simone Santana (PSB) resgatou histórias como a de Brites de Albuquerque, primeira e única governadora de Pernambuco, no século 16. Falou ainda da princesa congolesa Aqualtune, que ajudou a comandar o Quilombo dos Palmares, das heroínas de Tejucupapo, de Bárbara de Alencar (figura importante da Revolução Pernambucana), e de Adalgisa Cavalcanti, primeira deputada de Pernambuco.

 

O presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PP), participou da reunião e saudou a iniciativa. Ele registrou que, nas últimas eleições, a população de Pernambuco elegeu a maior bancada feminina da história da Alepe (dez deputadas), “incrementando a representatividade política desse segmento na Casa”.

 

Edição: Fátima Freire 

Imagens: @jhpaparazzo 

Assessoria de Comunicação 

Fonte: Ascom/Alepe

 

Galeria de Fotos