Notícias

Interna

POSSE DOS MEMBROS ELEITOS DO CONSELHO SUPERIOR PARA O BIÊNIO 2019/2021

Os membros eleitos para o Egrégio Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (CSDP) tomaram posse na tarde desta quarta-feira (06/02), O evento ocorreu no auditório da Defensoria Pública da União, reunindo Defensores Públicos, servidores e estagiários da Instituição. A mesa foi presidida pelo Defensor Público-Geral, José Fabrício Silva de Lima, e composta pelo Subdefensor Geral, Henrique Seixas; pela Corregedora-Geral, Ana Moura; o Presidente da Associação de Defensores Públicos do Estado, Edmundo Siqueira Campos Barros e pelos novos Conselheiros titulares.

O novo Conselho atuará até 2021, tendo como presidente o DPG José Fabrício Silva de Lima. Os membros eleitos, em dezembro de 2018, foram Leonardo Alexandre Alves de Carvalho, Maria Elvira Borba Bezerra, Roberto Antônio Furtado de Mendonça e Raufer Rodrigues Gonçalves. Presentes os Conselheiros suplentes:  Wilton José de Carvalho, Maria do Carmo Vieira Peixoto Tabosa e Etelvina Maria Ayres de Melo Cunha

No discurso, o DPG José Fabrício deu boas vindas ao novo colegiado. Enalteceu a atuação dos ex-conselheiros Aguinaldo de Barros Silva Júnior, Clodoaldo Battista de Souza, Maria de Lourdes Sales e Mirella Corrêa de Oliveira Wanderley Nunes e ressaltou a importância e responsabilidade do Conselho Superior. “O seu papel torna-se nuclear para a consolidação dos princípios institucionais da Unidade, Indivisibilidade e Independência funcional, premissas fundamentais para que a Defensoria possa, com impessoalidade e credibilidade, alcançar seus objetivos institucionais”, enfatizou.

Ele disse, ainda, que o CSDP não é apenas um órgão normativo, mas também fiscalizatório, comportando-se como poder legislativo defensorial, imprescindível á Instituição verdadeiramente autônoma. “É por isso que aos conselheiros eleitos que hoje tomam posse, tenho a convicção de que não faltarão doçura, humildade e gentileza, mas igualmente não faltarão independência, coerência, firmeza, coragem e altivez”, frisou.

O Subdefensor Geral, Henrique Seixas, por sua vez, cumprimentou a mesa em nome do ex-DPG Manoel Jerônimo, presente à posse. Falou da importância do CSDP e agradeceu a atuação dos ex-conselheiros, desejando aos novos membros uma gestão exitosa a fim de alcançar os objetivos e o desenvolvimento da Instituição.

 O Conselheiro Raufer Rodrigues, que discursou em nome dos membros eleitos, cumprimentou a mesa de honra. Parabenizou aos ex-conselheiros do biênio anterior. “Gostaria também de agradecer aos Defensores Públicos pelo voto de confiança em nós depositado. A contraprestação que podemos oferecer é muito trabalho e dedicação. Somos Defensores de distintas gerações, com vivências únicas que se unirão pelo bem comum da Instituição”, falou.

Ele acrescentou também que a troca de experiência “certamente contribuirá durante os debates para que alcancemos sempre o melhor resultado para a nossa DPPE”, ressaltou, explicando que o CSDP tem o dever de zelar pelos direitos, garantias e prerrogativas dos Defensores Públicos, além dos princípios institucionais da Defensoria.

 “Dito isso, o que não pode passar despercebido é o fato de que todas as decisões administrativas que forem aprovadas sob o crivo deste Conselho devem atender ao fim institucional, que, como sabemos, é um órgão permanente, essencial à função jurisdicional do Estado. Assim, não podemos perder o foco da nossa missão institucional. Todas as deliberações devem ter como finalidade dar condições dignas de seu trabalho aos Defensores Públicos que possam atender com excelência o seu público alvo, a população carente do nosso Estado”, reforçou Raufer Rodrigues.

Redação: Fátima Freire

Imagens: @jhpaparazzo

Assessoria de Comunicação.

Data: 06/02/2019

 

 

Galeria de Fotos