Notícias

Interna

DEFENSORIA PÚBLICA REALIZARÁ O Iº SEMINÁRIO DE SAÚDE PÚBLICA E SUPLEMENTAR

Com o objetivo de retomar as atividades do Fórum de Saúde Pública e Suplementar,  foi realizada reunião com representantes da Defensoria Pública e do Sindicato dos Hospitais de Pernambuco – Sindhosp. Durante o encontro, ocorrido ontem (09/07), foi destacada a importância do Fórum como forma de dirimir questões ligadas ao tema e as estratégias do  I Seminário previsto para acontecer na primeira quinzena de setembro.

De acordo com o Defensor Público-Geral do Estado, José Fabrício Silva de Lima, a reativação do Fórum em conjunto com o Sindhosp, demais entidades do setor e órgãos ligados ao Sistema de Justiça, será essencial para o andamento das demandas advindas da área de saúde no Estado. “Assim como existiam parcerias com a Defensoria Pública, pretendemos envolver mais agentes públicos e da área privada, no sentido de reforçar mais ainda a solução de conflitos”, enfatizou.

Segundo a Defensora Pública e Coordenadora do Fórum de Saúde Pública e Suplementar, a retomada do Fórum trará importantes benefícios ao consumidor de assistência médica pública e privada,  pois o princípio primordial da Defensoria Pública é evitar a judicialização, trazendo resultados efetivos para a população, agindo na raiz do problema. “É importante o envolvimento no Fórum com segmentos da área de saúde como ANS, Ampe, Cremepe, Simepe, Crefito, Coren e áreas afins. Os atores envolvidos nessa ação, como a Defensoria Pública, Ministério Público, Procon trabalham em conjunto para evitar que o não cumprimento das obrigações das operadoras de planos de saúde e assistência médica pública prejudique a vida daqueles que precisam de atendimento médico. Com isso, a Defensoria Pública reforça e resolve questões pontuais que atingem uma coletividade. Esse evento ocorrerá em setembro e vai tratar das questões mais recorrentes na saúde pública e suplementar – objetivando garantir o direito dos usuários,” frisou.

Para o Diretor Executivo do Sindhosp, Iberê Monteiro, é de fundamental importância para todo o Estado, uma vez que envolvem consumidor, a rede hospitalar e os órgãos que normatizam toda a parte de saúde no país. "O Fórum existe desde 2005, sendo conhecido por realizar ótimas ações e mediações através de todos esses anos, por meio da coordenação e atendimento jurídico da Defensoria Pública e apoio dos Sindicatos dos Hospitais de Pernambuco, ANS, Procon e vários outros órgãos e instituições”.

 Presenças: A reunião contou com as presenças do DPG José Fabrício Silva de Lima, os Subdefensores Henrique Seixas (Geral), Rafael Alcoforado (Causas Coletivas), Jeovana Drummond (Cível da Capital), Ana Cristina Pereira (Recursos), os Defensores João Duque (Chefe de Gabinete), Cristina Sakaki (atuação na área da Saúde e da Pessoa Idosa e Coordenadora do Fórum),  Diretor Executivo do Sindhosp, Iberê Monteiro e o Coordenador Cientifico e de inovação do Sindhosp, Eurico Noblat.

 

 Redação e Imagens: Fatima Freire/ Ascom-DPPE

10/07/2018

Galeria de Fotos