Notícias

Interna

DPPE presente na inauguração de Espaço Cultural para ressocialização no Presídio de Igarassu

 
 
Os reeducandos do Presídio de Igarassu - PIG, contam agora com Espaço Cultural destinado a ressocialização dos reeducandos. A Defensoria Pública participou da inauguração do projeto idealizado pela Secretaria de Ressocialização - Seres através da presença do Defensor Público Rodrigo Furtado, lotado na unidade, localizada na cidade de Itapissuma. A unidade é gerenciada por Charles Belarmino.
 
O espaço reformado por 11 reeducandos, fica no primeiro andar do PIG e conta com máquinas de costura, mobiliários, prateleiras com livros e bancadas que acomodam 20 computadores doados pela Caixa Econômica Federal, através da ONG Moradia e Cidadania (dos empregados da CEF).
 
Cerca de 200 reeducandos terão acesso à biblioteca e às oficinas de corte e costura, música, línguas estrangeiras, informática, artes plásticas, xadrez, entre outras. “Agradeço a oportunidade da gente dá mais um passo para nós mesmos e para nossa família”, disse o detento Linck Alberes, 25 anos, há 4 meses no PIG. "Esse Espaço Cultural representa uma oportunidade para a ressocialização, pois o local dispõe de material para estudo e profissionalização. Os reeducandos poderão aprender um ofício e estudar, cumprindo o Estado seu dever de reinserção social. Além disso, esse projeto amplia a capacidade em ofertar vaga para os presos em busca do retorno o mais rápido possível para as suas famílias", pontuou o Defensor Público de Pernambuco, Rodrigo Furtado, durante a inauguração.
 
O secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues, iniciou sua fala reafirmando que acredita na ressocialização, como falou ao assumir a pasta do sistema prisional do Estado há um ano e meio. “Temos que fazer os parceiros acreditarem nesse trabalho e investirem na ressocialização e os reeducandos devem aproveitar todas as oportunidades oferecidas" destacou.
 
Além das presenças supracitadas, participaram, ainda, da inauguração do espaço, os Juízes das Varas de Execuções Penais, Cícero Bitencourt e Roberto Bivar; o Promotor de Justiça, Marcellus Ugiette; o superintendente de Negócios/Recife, Laércio Lemos e o gerente Regional de Segurança, Saulo Pessoa, ambos da CEF; além de representantes da ONG Moradia e Cidadania e das secretarias de Saúde e Turismo de Itapissuma.

Redação: Viviane Souza - Ascom / DPPE

Fotos: Márcia Galindo - Seres

Galeria de Fotos